FACULDADE BOAS NOVAS PROMOVE 2ª EDIÇÃO DA FEIRA DE NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

Entre os dias 14, 15 e 16/9, a Faculdade Boas Novas promoveu a 2ª edição da Feira de Negócios e Sustentabilidade dos cursos de administração e contabilidade, a temática escolhida para este ano foi “Novas Perspectivas: Pessoas, Dinheiro e Tecnologia”.

A programação do evento contou com a participação de grandes nomes consolidados na área. No primeiro dia, o presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado do Amazonas (SINAEES) e diretor da empresa Visteon, Sérgio Capela; o presidente da importadora TV LAR e diretor-presidente da Tvlândia Empreendimentos Imobiliários, Antônio Azevedo; o presidente Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Baraúna Assayag; a presidente do Instituto de Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (IPDEC), Daniella Bezerra, o economista e representante da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Prof. Jesse Rodrigues e o gestor administrativo e financeiro da Faculdade Boas Novas, Diego Ferreira, integraram a mesa redonda: Os Profissionais do Futuro: Novas Tendências em Tecnologia na Administração e Contabilidade: 5 G – Indústria 4.0.

Para compor a mesa redonda: Novas Tendências – Gestão de Pessoas, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, no segundo dia, participaram: o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI), Luiz Herval; a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Amazonas (ABRH-AM), Silvana Aquino; a presidente da Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (RAMI), Olinda Marinho; o analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-AM), Vicente Schettini; o Diretor do Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTECH), Luiz Roberto Nascimento; e o CEO da Directions Consultoria e Gestor da Incubadora de Bionegócios e Tecnologia da Amazônia, Cristoffer Guimarães.

Participante do Workshop Inteligência Financeira, o Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-AM), Ricardo Rivadávia Sampaio, enfatizou sobre a importância de entender as mudanças no mercado financeiro.

“O dinheiro sempre foi processado, de acordo com as tecnologias, o conhecimento, a disponibilidade de recursos da época que nós estamos vivendo. A era que vivemos hoje, tem o processo de informação muito rápido, que se reveza, se refaz praticamente a cada seis meses. Os alunos de contabilidade, precisam estar antenados com essa realidade, até porque um profissional que hoje trabalha num escritório com criptomoedas é de um altíssimo custo. Nós sabemos que o microempreendedor dificilmente vai ter recursos para cobrar, pagar esse valor, melhor dizendo para um profissional do mercado, então o contador será a resposta. Vocês são a resposta para essas empresas no futuro.” Pontuou, Sampaio

Além do consultor Ricardo Rivadávia, participaram do workshop inteligência financeira, o Cofundador da Startup Trocados, Silvestre Paiva e a Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), Joseny Gusmão.

Em conjunto a programação das mesas redondas e workshop, os acadêmicos de administração e contabilidade promoveram exposição de stands de vendas e apresentações sobre educação financeira.

A professora do curso de contabilidade da Faculdade Boas Novas, Maria José Araújo, explica sobre a idealização das apresentações pelos acadêmicos durante o terceiro dia.

“Nós trouxemos essa proposta de investimento para ensinar as pessoas a investirem, porque nós, brasileiros, não temos essa educação, desde a nossa infância, de investir, de economizar, de fazer por nós mesmos nossa própria aposentadoria e garantir o nosso futuro. Nós pensamos também em falar sobre o cartão de crédito, sobre o que ele pode nos proporcionar, algo que você utiliza e futuramente, você paga e atende mais uma necessidade.” explanou a professora.

A acadêmica do 2º período de administração, Gleycy Ketlen Lima, destacou a sua gratidão por além de ser participante da feira, ser integrante do time de organizadores.

“Além de trabalharmos entre nossa turma, trabalhamos com outras turmas, o que fez com que nós aprendêssemos a conviver com pensamentos totalmente diferentes e que não fosse incoerente com o que nós pensávamos para o evento. Por isso, eu me senti muito lisonjeada de participar da organização e também por adquirir muito conhecimento em relação aos palestrantes, que tiraram nossas dúvidas e nos deram dicas em relação ao mercado de trabalho.” Afirmou a acadêmica.

O coordenador do curso de administração e contabilidade, Prof. Me. Paulo Barros, ainda acrescenta “Isso é uma transversalidade que o aluno de administração e ciências contábeis devem saber e deve praticar, pois isso é um programa de extensão e nós estamos dando esse benefício para acadêmico, para que ele possa colocar em prática toda a parte que ele aprende em sala de aula de uma forma prática.” Destacou o coordenador.

O evento ocorreu de forma presencial no auditório Ana Lúcia Câmara, com transmissão simultânea pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube da Faculdade Boas Novas. Para quem participou da feira, receberá a certificação de horas complementares via e-mail.