FACULDADE BOAS NOVAS PROMOVE AÇÕES PREVENTIVAS DURANTE CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro é dedicado a realização de atividades em prol da conscientização e prevenção ao suicídio. Durante a campanha, a Faculdade Boas Novas promoveu ações preventivas entre a sua comunidade acadêmica e colaboradores.

A abertura para a programação especial ocorreu no dia 01/9, com a primeira live do ciclo de lives “setembro amarelo”, organizado pelo corpo docente do curso de psicologia, onde todas as quintas-feiras tópicos importantes sobre o tema foram abordados como: mitos e tabus sobre a depressão, políticas públicas de atenção a pessoas em situação de suicídio e autoagressão, suicídio na adolescência e entre outros.

Segundo o professor Solano Cordeiro, as lives são uma maneira de intensificar a rede de informações para a comunidade em geral.

“Essas lives tiveram, principalmente, o objetivo de fortalecer o espaço informacional, onde a psicologia também atua na prevenção, promoção e a atenção à saúde em âmbitos primários, por meio de um veículo de comunicação via web para alcançar um número maior de pessoas com esse conteúdo.”

Além da promoção de ações por meio das mídias sociais, foram promovidas ações em escolas pelos acadêmicos do 6º período de psicologia, através das parcerias com a Secretaria de Estadual de Educação (SEDUC), a Escola Dom Bosco Leste e Centro de Atendimento Sociopsicopedagógico.

Essas visitações são incorporadas a disciplina de estágio básico em processo psicossociais escolares, entretanto o professor Solano Cordeiro pontua que além de vivenciar atuação do psicólogo na prática, é uma oportunidade de levar conscientização para o público jovem.

“Não temos apenas o intuito de promover a capacitação dos nossos acadêmicos na atuação do psicólogo em perspectiva educacional, mas também trabalhar de forma preventiva temáticas a respeito do suicídio, de como pode ser prevenido, os sintomas, de como podemos prevenir as violências e fomentar as informações e trabalhar a diminuição desses casos.” Ressaltou o professor.

Para os colaboradores da instituição, em parceria com a Alpha Consultoria e Recursos Humanos Ltda, foi realizada a palestra Inteligência Emocional: compreenda o funcionamento de suas emoções e use-as a seu favor, ministrado pela CEO e palestrante organizacional, Márcia Santos.

A Gestora de Desenvolvimento Humano e Processos, Nathália Brandão, explica sobre a dinâmica desenvolvida para trazer bem-estar emocional ao corpo administrativo da Faculdade.

“Com a parceria da Alpha Consultoria e Recursos Humanos, nós realizamos essa palestra para falar sobre saúde mental e inteligência emocional aos nossos colaboradores do administrativo, abrimos uma roda de conversa para que as pessoas pudessem entender as suas emoções, falamos sobre empatia e também sobre a importância da escuta acolhimento que são assuntos muito importantes de serem cultivados.” explanou, a Gestora.

SEMANA “PSICOLOGIA EM AÇÃO”

Ainda na programação especial de setembro, entre os dias 12 e 16/9, foi desenvolvido a semana de psicologia “psicologia em ação”, voltada para os acadêmicos do curso com o intuito de adquirirem conhecimentos sobre a postura e atuação do psicólogo, entenderem as ferramentas, técnicas e conhecimentos específicos da psicologia.

Para a acadêmica Marcela Brunna Araújo Franco, a semana foi momento de troca de experiências e conhecimentos que futuramente serão usados para ajudar outras pessoas.

“Cada aula tem sido para mim uma transformação até mesmo interna e nós estamos com expectativa de já neste início de período começar a ter essas percepções até para o nosso estágio”. Destacou a acadêmica.

A semana contou com a realização de minicursos no período da manhã e noite, com a participação dos psicólogos: Bruna Pilate, Nathália Brandão, Annebelle Magalhães Cruz, Isaac Oliveira, Solano Cordeiro e Katya Araújo Borges abordando temas como: reforma psiquiátrica; neurose de conversão; introdução ao atendimento sistêmico; elaboração de parecer, laudo e relatórios psicológicos em contextos diversos; acolhimento, triagem, anamnese e plano psicodiagnóstico; suicídio: prevenção e posvenção em crianças e adolescentes; pedagogias do corpo, antropologia e rituais do corpo; e clínica e suas demandas terapêuticas: atendimento de casal, sexualidade e psicopatia perversa no âmbito judicial.

Texto: Grasi Cativo / Ascom FBN