FACULDADE BOAS NOVAS REALIZA O I ENCONTRO ANUAL COM MULHERES NOTÁVEIS

Na noite desta quarta-feira, 22/03, a Faculdade Boas Novas promoveu o I Encontro Anual com Mulheres Notáveis, com o tema: “Trajetórias de vida e desafios profissionais”, no Auditório Ana Lúcia Câmara.

O evento teve como mediadora a Diretora Acadêmica e Profa. Doutoranda em Educação, Annebelle Magalhães, e contou com a participação da Diretora-Geral, Profa. Dra. Maria José Costa Lima, da administradora Lidiane Assante, da pedagoga e pastora Elda Reis, da psicóloga Elisângela da Rocha Mota, da contadora Lucilene Viana, da titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, delegada Débora Mafra, e da jornalista Luana Borba, da Rede Amazônica.
Perguntada sobre o processo de conciliação entre carreira, estudos e maternidade, Lidiane reconhece que essa jornada não é fácil e comprova que a educação é o caminho para o sucesso.

“Há espaço para todos no mercado de trabalho. Mas nós não podemos escolher um só caminho, pois a dinâmica do mercado leva a buscar novas oportunidades. Portanto, não desista dos seus sonhos, mas acredite no seu potencial”, aconselhou.

A partir de sua experiência profissional, Elda destaca a importância dos professores para a sociedade: “Muitas profissões são maravilhosas, mas nenhuma delas existe sem o professor”. A pedagoga relembra o esforço dos docentes da instituição durante a pandemia de Covid-19: “Enquanto muitas instituições de ensino superior de Manaus fecharam as portas, os professores da nossa faculdade aderiram com sucesso à implementação do ensino híbrido. Professor gosta de desafios, e esse marcou a minha vida”.

A psicóloga Elisângela Mota revela como alcançou o equilíbrio entre a docência e a maternidade: “Nem sempre eu consigo alinhar a inteligência emocional, tão disseminada pela Psicologia. Mas a inteligência espiritual, a capacidade de acreditar em algo, me descreve melhor”.

A contadora Lucilene Viana ressalta que a profissão a escolheu e relembra suas origens, “Meu contato com os números começou aos 13 anos, trabalhando com o meu pai no comércio de fibras de juta. Depois de cinco anos no convento, comecei a estudar e alcancei as melhores notas. Assim, fui convidada para trabalhar na Prefeitura de Manaus, onde trabalho até hoje”.

A trajetória da delegada Débora Mafra teve um início inusitado: “No começo, eu não gostava de estudar, e isso deixou minha mãe triste. Depois de um ultimato dela, mudei de ideia e me tornei uma aluna bem aplicada”. Mafra acrescenta que entrou na faculdade de Direito com a intenção de prestar concurso público e conheceu um professor de Letras com quem é casada atualmente.

Luana Borba confessa que jamais desejou ser jornalista, “Eu queria ser médica. Cheguei a fazer vestibular e fui reprovada em redação. A partir daí, comecei a estudar a Língua Portuguesa e fui parar na Fundação Rede Amazônica. Sem ter como pagar os estudos, mas com muita dedicação, acabei me apaixonando pelo Jornalismo.” A apresentadora conta que teve dificuldades para conciliar o trabalho com os estudos e, aos 30 anos, mudou-se para o Nordeste a fim de se reinventar na profissão. Com o apoio do esposo, superou as dificuldades e, ao voltar a Manaus, alcançou o sucesso.

Por fim, a diretora-geral Maria José destaca o pioneirismo da Faculdade Boas Novas em elevar a Teologia ao nível acadêmico, “Antigamente, o acesso ao conhecimento teológico era restrito aos homens e ofertado apenas em seminários. O IBADAM (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas) é a minha maior escola, pois eu comecei a trabalhar como auxiliar de secretaria e cheguei ao cargo de vice-diretora. Foi assim que alcançamos o status de faculdade, há 18 anos, e abrimos a primeira graduação em Ciências Teológicas, com reconhecimento do Ministério da Educação, no estado do Amazonas”. A professora enfatiza que a Assembleia de Deus foi a primeira igreja evangélica a reconhecer e consagrar mulheres ao pastorado.

O I Encontro Anual com Mulheres Notáveis é um evento multidisciplinar, que foi pensado em conjunto com toda comunidade acadêmica para celebrar o mês das mulheres.