Faculdade Boas Novas

Fale conosco

CPA

Onde o conhecimento traz liberdade

Apresentação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela lei federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004 do Ministério da Educação. Em 1º de Setembro de 2004 o SINAES estabelece que cada Instituição de Ensino Superior (IES) deve criar a Comissão Própria de Avaliação (CPA) visando avaliar suas próprias necessidades de aperfeiçoamento.

O SINAES integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos:

  1. Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES): Autoavaliação (CPA) & Avaliação Externa
  2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)
  3. Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Para atender o disposto dessa lei acima, a Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas (FBNCTSB), constituiu no ano de 2006, a CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação. A CPA está cadastrada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e está composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Ela atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Enquanto comissão a CPA é responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, dez dimensões institucionais:

  1. Missão e plano de desenvolvimento institucional;
  2. Política para o ensino, a pesquisa, e a extensão;
  3. Responsabilidade socia;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. Políticas de pessoal (Carreira, Condições de Trabalho);
  6. Organização e gestão da instituição;
  7. Infraestrutura física;
  8. Planejamento e avaliação;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes e;
  10. Sustentabilidade financeira.

O objetivo da autoavaliação é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.

Dessa forma, faz-se necessário que a comunidade acadêmica se envolva e se engaje, e acima de tudo, emita sua opinião sobre esse processo. A autoavaliação é um processo crítico e participativo. 

A CPA da Faculdade Boas Novas conta com a participação de representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada sendo composta pelos seguintes membros:

Presidente Coordenador: José Fábio Bentes Valente

Representante do Corpo Docente: Giselle Maria Farias Pinto

Representante do Corpo Discente: Martha Souza de Araújo Cavalcante

Representante do Corpo Técnico-administrativo: Samuel Barbosa Gahu da S. Júnior

Representante da Sociedade Civil Organizada: Flávia Maria Cavalcante da Silva