ACADÊMICA DE DIREITO DA FACULDADE BOAS NOVAS É APROVADA NO EXAME DA OAB

A Faculdade Boas Novas comemora a recente aprovação de Silvana Nascimento e Silva, acadêmica do 9º período do curso de Direito, no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além de sua jornada acadêmica em Direito, Silvana é Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestra em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente pelo INPA/UEA.

Silvana compartilhou, com a Equipe da Faculdade Boas Novas, suas experiências e desafios ao longo de sua preparação para o exame, destacando as dificuldades e a superação que marcaram seu percurso.

E: Como você se sente após ser aprovada no Exame da OAB? Qual foi a sua principal motivação para seguir a carreira de advocacia?

Silvana: “Me sinto muito feliz e leve. É muito bom conquistar algo que tanto queria. É uma área que considero muito promissora. Apesar de muitos falarem que já existem muitos advogados e advogadas, acredito que se você focar e tiver objetivos a serem alcançados, conseguirá seu espaço no mercado de trabalho.”

E: Quais foram os maiores desafios que você enfrentou durante a preparação para o exame?

Silvana: “Não foi fácil. Para a primeira fase, não fiz cursinho preparatório. Apenas participei de revisões nos dois fins de semana antes da prova e respondi às últimas quatro provas. Fui fazer a prova com muita fé e coragem. Quando passei para a segunda fase, entrei no cursinho, pois essa fase exige uma preparação mais pontual da área escolhida na inscrição. Os maiores desafios foram ter tempo para estudar, porque eu trabalho o dia todo. Este ano, entrei no doutorado, estou fazendo estágio de docência e dou aula, além de fazer o curso de Direito à noite. O cursinho que fiz só tinha turma à noite, então eu saía do trabalho e ia direto para o cursinho, chegando em casa quase uma hora da madrugada todos os dias. Foi bem complicado.”

E: Como a Faculdade Boas Novas contribuiu para o seu sucesso no exame?

Silvana: “Os conhecimentos adquiridos na Faculdade Boas Novas durante todos esses anos, com certeza, me ajudaram no sucesso da prova. Isso mostra que, se o aluno aproveitar o que a faculdade nos oferece diariamente dentro de sala de aula e se dedicar, ele consegue passar, pelo menos, na primeira fase.”

E: Você participou de algum grupo de estudos ou teve algum mentor durante sua preparação?

Silvana: “Na primeira fase, não fiz cursinho preparatório. Nos dois fins de semana antes da prova, participei de revisões no cursinho do Professor George Gomes, o que me ajudou demais para alcançar os pontos necessários para passar. Na segunda fase, escolhi Direito Constitucional e fui indicada ao melhor cursinho preparatório, o ON Ensino Jurídico, do Professor Onetício Neto. Foi a melhor escolha, pois ele e sua equipe nos prepararam muito bem para a prova. Mais de 50% dos alunos conseguiram a aprovação.”

E: Houve algum momento em que você pensou em desistir? Como superou esse sentimento? E Qual conselho você daria para outros estudantes que estão se preparando para a OAB?

Silvana: “Em vários momentos pensei em desistir, estava muito cansada, pois estava fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Saía de casa às 8h da manhã e só voltava à meia-noite e meia. Tenho ansiedade, e quando tinha crise, tudo piorava. O que me fazia superar era minha fé em Deus, que me sustenta em tudo que faço. A confiança e apoio da minha família e amigos, e da minha turma, também me motivavam a continuar e não desistir. Não tenham medo da prova, dediquem-se dentro das suas possibilidades. Sei que não é fácil, mas o importante é não desistir. Todos somos capazes de passar na OAB. Se eu passei, vocês também podem passar.”

E: Você tem alguma dica específica sobre como lidar com o estresse/ansiedade pré-exame?

Silvana: “A ansiedade me acompanha há pelo menos quatro anos e afeta não só o meu psicológico, mas o físico também. Meu maior medo era ter uma crise durante a prova. Sempre me apego em Deus. Oro e faço exercícios de respiração e mente para controlar a ansiedade. Inclusive, no dia da prova da segunda fase, tive uma crise e precisei sair da sala, mas não desisti e consegui terminar a prova.”

E: Quais são seus planos agora que foi aprovada no exame?

Silvana: “Primeiramente, finalizar a faculdade. Depois, tirar a carteira da OAB e advogar. Quero também ingressar na carreira acadêmica e, futuramente, prestar algum concurso na área jurídica.”

Na última sexta-feira, dia 21 de junho, Silvana Silva esteve presente no programa “FBN no Ar”. Durante o programa, também estiveram presentes a Diretora Geral, Profa. Dra. Maria José Costa Lima, e a Diretora Acadêmica, Profa. Dra. Fátima Vargas. Elas anunciaram que Silvana receberá uma bolsa integral até a finalização de seu curso.

Você pode assistir ao programa online através do seguinte link: https://fb.watch/sRGB2Yb7kr/

A Faculdade Boas Novas celebra com orgulho a conquista de Silvana e reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e dedicados. Parabéns, Silvana!