Faculdade Boas Novas

Fale conosco

Projetos de Extensão: Curso de Psicologia

Projetos de Extensão: Curso de Psicologia

A Coordenação de extensão da Faculdade Boas Novas, possui em seu escopo visando o fortalecimento de práticas transversais entre ensino e currículo acadêmico, e ainda o contato com diferentes panoramas e realidades dentro do contexto social, os seguintes Projeto de Extensão:

1 – “DIÁLOGOS EM SAÚDE MENTAL NA TRÍPLICE FRONTEIRA

Apoiado e financiado pelo IBADAM-Manaus, IEADAM-Tabatinga e Rádio Boas Novas de Tabatinga/AM. Atualmente o Projeto é coordenado pela docente ANNEBELLE PENA LIMA MAGALHÃES CRUZ, que desenvolve mensalmente o Programa de Rádio junto ao IEADAM e Rádio Boas Novas, cujo objetivo se pauta em trazer diálogos acerca de temas em saúde mental, prevenção e outros. Este programa é interdisciplinar e ocorre também em forma de debates e interlocuções sobre saúde mental, saúde mental indígena, entre outros. Este projeto, além de valorizar o tripé ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, contribui para o desenvolvimento de ações regionais e internacionais, tendo em vista a localização do município de Tabatinga/AM, fronteiriço à Colômbia e ao Peru. Além da cidade ser moradia de colombianos, peruanos de diversas etnias, principalmente a Etnia TIKUNA. No programa mensal são tratados temas como prevenção ao suicídio, depressão, dentre outros. O projeto também se desdobra em palestras e ações que são desenvolvidas na comunidade local.

https://fbnovas.edu.br/site/2023/09/27/faculdade-boas-novas-participa-do-programa-de-radio-estacao-esperanca/

2 – “Travessias Étnico-Raciais”.

 

Realizado junto ao Parque das Tribos, localizado no município de Manaus/AM, que trata de diversas ações voltadas à comunidade indígena (atenção à pobreza menstrual; acolhimento e atendimento a povos diferenciados). Cujos coordenadores são o Professor Solano Cordeiro e a Profa. Annebelle Magalhães

O Projeto, além acolher, atender e apoiar povos diferenciados em diferentes demandas, visa o fortalecimento da Extensão na FBN, de maneira a viabilizar a (1) Viabilizar a função social da faculdade; (2) Favorecer a concretização da prática ao acadêmico; (3) Garantir a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão; (4) Estabelecer compromisso com o atendimento e acolhimento a povos diferenciados.  Assim, as ações de Extensão constituem um modo de integração entre sociedade e faculdade, permitindo aprendizado mútuo. Além disso, a Extensão contribui para a formação de profissionais críticos na prática, ou seja, ajudando-os a construir o significado social dos conhecimentos que se apropriam ao longo do curso e os mobilizem para a transformação da sociedade e do graduando em Psicologia.

https://www.youtube.com/watch?v=GSKzfOsRLXI

https://www.youtube.com/watch?v=SkGJCfcEYJU&t=1353s

https://www.youtube.com/watch?v=tGzQYO-gi_E

3 – “ITINERÂNCIAS”.

O projeto “Itinerâncias” nasceu de práticas das disciplinas ministradas no Curso de Psicologia da Faculdade Boas Novas. Semestralmente, desde o ano letivo 2023.2, duas disciplinas são escolhidas de forma colegiada para gerar produtos de escrita, com o objetivo inicial de desenvolver temáticas da Psicologia. O referido projeto traz a partir desta prática docente e discente o “momento escrita”, no qual os alunos escrevem artigos da área de formação e ou de áreas interdisciplinares. Esta iniciativa fez surgir o projeto da primeira revista do Curso de Psicologia, denominado “Revista Itinerâncias”, que se encontra em produção desde a sua primeira edição. Contando hoje com a participação de discentes e dos professores coordenadores do Projeto, ANNEBELLE PENA LIMA MAGALHÃES CRUZ, SOLANO PINTO CORDEIRO e ANDERSON LINCOHN VITAL DA SILVA.