Faculdade Boas Novas

Fale conosco

Graduação

Ciências da Religião

Onde o conhecimento traz liberdade

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Faculdade Boas Novas recebeu autorização de funcionamento por meio da Portaria MEC nº 155, de 29 de março de 2019 e visa dar sua contribuição no sentido de se engajar na tarefa árdua de educar e preparar mão de obra especializada para atuar na docência, a partir de uma perspectiva cultural capaz de reconhecer essa diversidade no campo da religiosidade amazônica, entendendo que tal reconhecimento se coaduna com a legislação e exigências em vigor na atual educação básica. Habilitar profissionais licenciados na área do conhecimento de Ciências da Religião para atuarem na docência da Educação Básica, a partir do princípio complementar, teoria e prática, em suas várias etapas e modalidades. Contemplando a educação com vistas à diversidade e complexidade Amazônica, de maneira a possibilitar a produção dos saberes na área do Ensino Religioso. A formação de docentes para o Ensino Religioso no Brasil, até a década de 1990, não havia sido contemplada pelas políticas públicas da área educacional. Em 1996, começaram a surgir os cursos de Ciências da Religião/Ensino Religioso em licenciatura, com o reconhecimento estadual. E somente em 2001, que os editais de concursos públicos passaram a inserir em seus quadros docentes estaduais, as vagas para licenciados em Ensino Religioso.
Consultar preço

Duração

4 anos

Turnos

Matutino, Vespertino e Noturno

Certificação conferida

Licenciatura

Email

cienciasdareligiao@fbnovas.edu.br

Fique por dentro

O profissional

  • Perfil do Egresso

    O licenciado em Ciências da Religião, estará habilitado a desempenhar à docência e assessoria técnica na área do Ensino Religioso, na Educação Básica, em suas etapas e modalidades, na rede pública e particular de ensino. Assessoria em espaços educativos não escolares e no desenvolvimento de projetos educativos na área de Ciências da Religião.

    O docente deve ter comprometimento com a abertura ao diálogo e respeito as diferentes linhas de pensamento das tradições religiosas; saber lidar com questões relacionadas a preconceitos de raça, gênero, social, religioso e cultural, cooperando dessa forma, com a construção e manutenção de um ambiente escolar e comunitário, pacífico e de aceitação do outro; trabalhar a teoria e a prática, a fim de desempenhar à docência na área de Ensino Religioso e assessoria necessária na área educacional, nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA; bem como, do incentivo a educação continuada do discente.

Área de atuação

Ser apto a elaborar planos de ensino e projetos didáticos e material didático com foco no fenômeno religiosos e na diversidade cultural religiosa; Cooperar com a aprendizagem dos educandos, através de metodologias dinâmicas, que desenvolvam o senso crítico, investigativo e criativo; Desenvolver, enquanto docente, a valorização e incentivo ao aprofundamento do conhecimento relacionado à tradição cultural brasileira e do contexto Amazônico; Contribuir para a formação de indivíduos capazes de colaborar para a construção de um mundo em que todos se sintam irmanados.