Faculdade Boas Novas

Fale conosco

Projetos de Extensão: Interdisciplinar

Projetos de Extensão: Interdisciplinar

A Coordenação de extensão da Faculdade Boas Novas, possui em seu escopo visando o fortalecimento de práticas transversais entre ensino e currículo acadêmico, e ainda o contato com diferentes panoramas e realidades dentro do contexto social, os seguintes Projeto de Extensão: 

1. Projeto de Extensão “Bem Querer”.

Que visa: Informar acerca das responsabilidades de um processo de adoção, e seus efeitos psicológicos ocorrentes nas famílias que pretendem ou já adotaram uma criança ou adolescente. O projeto está firmado entre a Faculdade Boas Novas e a Faculdade Federal do Amazonas. Tendo como Coordenadores, Professor Aldo Oliveira Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Boas Novas, Professor Solano Pinto Cordeiro Coordenador de Extensão e Responsabilidade Social da Faculdade Boas Novas, Professor Raphael Asafe Costa Lima Curso, professor no Curso de Direito da Faculdade Boas Novas e Professor Adriano Fernandes Ferreira Coordenador da Pós-Graduação da Faculdade de Direito e Coordenador do Programa de Mestrado em Direito da Faculdade Federal do Amazonas Dentro desta ótica. Foram ainda firmadas as seguintes coordenadas: Os Cursos de preparação para adoção serão: Serviço social (UFAM); Psicologia (FBN); Pastores (teologia/ importância da família ) (FBN); Jurídico (recepção e habilitação APOIO AO CURSO) (FBN); Mídias Sociais/ DIVULGAÇÃO resultados/ informações (jornalismo) (FBN); Pedagogia (cartilhas) (FBN); Extensão- através do IEADAM (SUPORTE Divulgação E CONTROLE ); Documentação / processo de habilitação (FBN); Associação Ben Querer. Os Curso online de suporte da AAM irão abranger 61 municípios.

2. Projeto de Extensão Seminário Integrador: FBN no combate à exploração e violência sexual de crianças e adolescentes.

  • Busca promover a reflexão a partir dos indices de exploração e violência sexual infantil no Brasil.
  • Informar a sociedade para participar do combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
  • Indicar medidas de prevenção a exploração e a violência sexual contra crianças e adolescentes. O presente Projeto é realizado na da 18 de maio de anos subsequentes, tendo como Coordenadores o Professor Solano Pinto Cordeiro, Prof. Me. Anderson Lincoln Vital da Silva e a Professora Me. Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz. O projeto abrange de maneira os Cursos de Jornalismo, Direito, Teologia, Ciências da Religião, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia e Psicologia da IES.

Assista:  https://www.youtube.com/watch?v=qrE_nsUdjQ8&t=4s

3.   Projeto de extensão: fbn na comunidade.

Trata  de temáticas importantes dentro do âmbito acadêmico, social, comunitário e científico. Abordando temáticas variadas dentro do contexto dos cursos de Direito, Psicologia, Administração, Ciências da Religião, Ciências Contábeis, Teologia, Pedagogia e Jornalismo, bem como da própria Extensão Universitária da Faculdade Boas Novas, Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico e Serviço de Psicologia Aplicada.

O objetivo geral do projeto é Colaborar com o conhecimento acadêmico científico para abordar temáticas de interesse da comunidade em geral para a disseminação de informações que possam tratar de demandas no cenário popular. Quando se fala de trabalhos informacionais, é sabido que a comunidade manauara possui várias demandas dentro dos campos científicos já mencionados, o que se torna um tipo de demanda popular que necessita de intervenção técnica para aporte e manejo entre a população. Desta forma, o projeto além de subsidiar temas relevantes, ainda oportuniza a interação entre ambiente acadêmico e social.

O projeto se dará com o suporte do Programa de Rádio FBN NO AR, onde os acadêmicos do Curso de Jornalismo estarão recebendo os Professores dos Cursos da IES, de maneira quinzenal para abordar uma temática de relevante a comunidade amazônida. O programa ocorrerá na terça e na quinta-feira no horário de 16h00min às 16h30min. Fica sob responsabilidade das coordenações de curso da IES elaborar o cronograma de professores que irão estar executando o programa, bem como, definir as temáticas que serão abordadas em cada programa.

Acesse e Saiba Mais:  https://fbnovas.edu.br/site/2023/09/22/faculdade-boas-novas-inicia-o-projeto-de-extensao-fbn-na-comunidade/

 

4.   Paneiro amazônico.

 

O projeto intitulado Paneiro Amazônico recebe vários profissionais que irão debater a complexidade amazônica a partir de suas especialidades. Possuindo como Coordenadores o Prof. Dr. Reyth Ribeiro, Coordenador do Curso de Pedagogia e o Prof. esp. Solano Pinto Cordeiro, Coordenador de Extensão e Responsabilidade Social da Faculdade Boas Novas. O Paneiro tem o intuito de atingir os acadêmicos dos cursos de Teologia, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Ciências da Religião, Pedagogia, Jornalismo e Direito. Dando um panorama interdisciplinar para que os acadêmicos possam compreender os contextos amazônidas e suas interfaces culturais.  A Amazônia Brasileira é um ambiente diversificado, um universo de culturas, saberes e fazeres, onde se abrigam multidisciplinaridades culturais e simbólicas. São comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, comunidade de pescadores e pequenos produtores locais, entre outros. Tais comunidades acumulam saberes distintos e agregam crenças, costumes, religiosidades e cosmologias históricas territorializados nas águas, florestas, várzeas e terras firmes. Por isso, o Paneiro Amazônico, se propõe a apresentar, sob múltiplas lentes, as realidades da Amazônia e de seus habitantes.

Assista: 

Paneiro Amazônico:  https://www.youtube.com/watch?v=IVLO1eG7Iks&t=3s

Paneiro Amazônico:  https://www.youtube.com/watch?v=1k1zw_gQkbE