Acadêmicos do curso de Jornalismo, Direito, Psicologia e Pedagogia da Faculdade Boas Novas participaram na manhã desta quinta-feira, 18/05, do ato público “Faça Bonito”, realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento foi realizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, composto por entidades da sociedade civil e instituições governamentais, como o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e outras.
O projeto Faça Bonito foi o tema central do movimento, que aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000. Durante o evento, foram realizadas diversas atividades, como palestras, apresentações culturais, distribuição de materiais informativos e orientações sobre como denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Além disso, profissionais especializados estiveram presentes para atender as vítimas e seus familiares, prestando orientações jurídicas, psicológicas e sociais. O objetivo do movimento foi conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de promover a proteção desses jovens contra essa violência.
Dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente revelam que em 2020 foram registradas mais de 22 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. O movimento na Praça da Polícia em Manaus foi uma importante iniciativa para conscientizar a população sobre a gravidade desse problema e incentivar a denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Texto: Gustavo Almeida/Acadêmico de Jornalismo e Grasi Cativo/Ascom
Fotos: Gustavo Almeida/Acadêmico de Jornalismo