O V Congresso de Jornalismo da Amazônia (V CONJOR) reafirmou seu papel como um dos principais espaços de reflexão, troca de experiências e fortalecimento do jornalismo na região Norte. Realizado em parceria entre a Faculdade Boas Novas (FBN) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o evento reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da comunicação em uma programação intensa e diversificada, marcada pelo diálogo entre ciência, dados e prática jornalística.

Com o tema “Conhecimento que conecta ciência, dados e jornalismo”, o congresso aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de abril, promovendo debates fundamentais sobre os desafios contemporâneos da comunicação na Amazônia, especialmente no que diz respeito à cobertura ambiental e ao uso de dados complexos.
A abertura oficial, realizada no dia 22, contou com uma mesa solene e a conferência de abertura conduzida pela jornalista Elvira Lobato, com mediação de Gerson Severo Dantas. O momento trouxe ao centro das discussões o jornalismo investigativo, destacando sua relevância, os desafios enfrentados na região e a necessidade urgente de seu fortalecimento na Amazônia.
Ainda no dia 22, pela manhã, o auditório da Faculdade Boas Novas sediou a mesa-redonda “Jornalismo ambiental em pauta: dados de satélite, alertas de desastres e a leitura de dados complexos”. O debate destacou a importância do uso de tecnologias e da interpretação qualificada de dados para uma cobertura mais precisa e responsável das questões ambientais.
No dia 23 de abril, a programação seguiu com a participação de especialistas que vêm contribuindo diretamente para a construção de um jornalismo mais comprometido com a realidade amazônica. Entre os convidados estiveram o pesquisador Renato Cruz Senna, do INPA, com ampla experiência em meteorologia e climatologia; a jornalista Paula Litaiff, fundadora da Revista Cenarium; e a jornalista Jullie Pereira, com atuação voltada à cobertura socioambiental, povos tradicionais e mudanças climáticas. O debate proporcionou uma rica troca de perspectivas sobre os caminhos do jornalismo ambiental na região.
No período da tarde (23), a Faculdade Boas Novas se transformou em um espaço de intensa atividade prática, com a realização de oficinas que conectaram teoria e mercado. Os participantes puderam aprofundar conhecimentos em temas essenciais para a atuação profissional contemporânea, como estratégias de modelos de negócios digitais, checagem de fatos e combate à desinformação ambiental, técnicas de reportagem investigativa em áreas de difícil acesso e adaptação de conteúdos jornalísticos para as redes sociais.
Encerrando a programação, o congresso abriu espaço para a produção acadêmica por meio das apresentações nos Grupos de Trabalho (GTs), fortalecendo a pesquisa e ampliando o debate sobre comunicação, jornalismo e os desafios específicos da Amazônia.
O V CONJOR consolidou-se, assim, como um ambiente de formação crítica, inovação e valorização do jornalismo regional reconhecendo todos os trabalhos premiados na Exposição de GTs, promovendo conexões entre universidade, mercado e sociedade, e contribuindo para o desenvolvimento de uma comunicação mais ética, qualificada e comprometida com a realidade amazônica.
Faculdade Boas Novas: Onde o conhecimento traz libertade.
#VConjor #JornalismoAmbiental #Amazônia #Dados #FaculdadeBoasNovas









