A 2ª edição do Paneiro Amazônico, evento da Faculdades Boas Novas (FBN), debateu a temática Educação, Direito e Transdisciplinaridade na Amazônia.
A atividade ocorreu nessa sexta-feira (24/11), com a presença dos acadêmicos de jornalismo, interessados em conhecer a biodiversidade amazônica, principalmente neste momento de crise.
Para a diretora geral da Instituição Profa. Dra. Maria José Costa Lima, disse “que essa temática é fundamental para nossos acadêmicos que pesquisam nossa região daqui para fora.
Trata-se de discutir temas complexos que vão preparar nossos futuros profissionais a lidarem com assuntos especificamente nossos, amazônicos”, disse.
Um dos organizadores do debate, professor Solano Cordeiro, garante que este evento já se tornou tradicional na FBN. O nome Paneiro vem do objeto emblemático da arte dos povos indígenas. É um caldeirão de temáticas culturais e regionais que instigam nossos alunos pesquisadores a prepararem-se cada vez melhor para situações amazônicas.
Solano afirmou que “desvendarmos juntos os segredos dessa tão rica e prospera região é findamenal. Debatemos uma Amazônia complexa e mergulhamos juntamente com profissionais renomados na área que compartilharam suas experiências e expectativas únicas nessa temática”.
Para a advogada Amanda Nicole Aguiar de Oliveira, que expôs o tema aspecto da responsabilidade social, a atividade foi importante para os acadêmicos de Direito e, também, para os outros cursos.
Para ela, o direito ambiental é importante para que se tenha uma noção de que temos que defender a floresta, defender a nossa identidade cultural e assumir a responsabilidade acadêmica enquanto sociedade”, afirmou.
Texto: Haliandro Furtado/Acadêmico de Jornalismo da Faculdade Boas Novas