ACADÊMICOS DA FACULDADE BOAS NOVAS REALIZAM JÚRI SIMULADO SOBRE O HOMICÍDIO DE DOROTHY MAE STANG

No dia 17/08, os estudantes da Faculdade Boas Novas participaram de um Júri Simulado, uma atividade envolvendo análise e interpretação de texto jurídico, centrada no caso do homicídio da missionária católica Dorothy Mae Stang, registrado sob o IPL. Nº 2005.002968 na Delegacia de Anapu, no Pará.

Com a divisão dos alunos em dois grupos: Acusação e Defesa. Os participantes receberam o processo apresentado pelo Ministério Público, obtido online, e se envolveram em reuniões para discutir dúvidas e estratégias. O Júri Simulado culminou na avaliação parcial da disciplina, realizada em 30/11.

Durante o Júri Simulado, montou-se um tribunal com a presença de personagens como Juiz (interpretado pelo Professor Aldo), Meirinho (interpretado pela Professora Carly Anny), Réu, Policial, Advogados de Defesa e Acusação, Promotor e jurados externos de outro curso.

Os estudantes apresentaram argumentos e contra-argumentos baseados no texto jurídico fornecido pelo Ministério Público do Pará. Cada grupo teve 15 minutos para a exposição de seus argumentos, seguidos de réplica e finalização. Após deliberação em sala secreta, o júri avaliou os quesitos de argumentação, exposição, postura e segurança, atribuindo nota máxima de 10,0 para a equipe de defesa e 9,0 para a acusação.

Essa atividade, coordenada pela professora da disciplina, tornou-se parte integrante do processo de aprendizado dos acadêmicos, iniciando-se no início do período letivo e proporcionando uma experiência prática e imersiva no campo do direito penal.