NAAP REALIZA AÇÕES PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA DA FACULDADE BOAS NOVAS

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico da Faculdade Boas Novas (NAAP) desempenha um papel fundamental, cuja principal missão é garantir que os acadêmicos com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais ou psicossociais tenham igualdade de acesso à educação e possam desfrutar de uma experiência acadêmica enriquecedora. Isso é feito por meio de adaptações curriculares, recursos de acessibilidade, suporte psicopedagógico e outras estratégias personalizadas. Além disso, contribui para o desenvolvimento de uma cultura de respeito e empatia, onde as diferenças são valorizadas e respeitadas.

Na primeira quinzena do mês de setembro, mais precisamente no dia 13, a Coordenadora do NAAP, Professora Mestranda Jane Reis, iniciou as visitações em salas, que serão continuadas nesta semana nas salas do anexo III. Além da ampla divulgação aos alunos em ambiente acadêmico, o NAAP também esteve presente no Programa FBN no Ar para falar sobre o papel crucial do Núcleo na instituição, bem como ressaltar a importância da campanha Setembro Amarelo, na qual foram realizadas atividades junto à Clínica de Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e Coordenação de Extensão, nas Instituições de Ensino Superior (IES), onde defendeu que a função do professor perpassa a pedagogia e precisa oferecer a eles o máximo de informações, sempre mostrando que a vida é a melhor opção.

“Hoje, o professor vira amigo do(a) aluno(a), vira psicólogo, ouvinte e por isso deve ficar atento aos sinais emitidos pelos alunos. Quando nosso acadêmico desaparece da sala de aula, por exemplo, acionamos nossa equipe multidisciplinar e entramos com a ação do resgate”, pontuou a professora.

Uma das ações promovidas durante o Setembro Amarelo foi a ação “FBN na Prevenção do Suicídio”, onde, em conjunto com a Coordenação de Extensão, SPA e acadêmicos de Psicologia, foram oferecidos Plantões Psicológicos e Escuta Voluntária, assim como a utilização da Brinquedoteca, espaço ao qual alunos podem trazer seus filhos, e as crianças são cuidadas enquanto os pedagogos identificam possíveis dificuldades de aprendizado, como dislexia ou discalculia. Essa abordagem visa fornecer apoio não apenas aos acadêmicos, mas também às suas famílias.

Outra iniciativa foi a realização do Podcast Especial Setembro Amarelo, cujo primeiro episódio abordou o seguinte tema “Prevenção e Políticas Públicas de Manejo em Casos de Ideação Suicida” e contou com a presença dos Psicólogos Nei Lopes e Neiviane Cordeiro, e da Coordenadora do NAAP, Profa. Jane Reis. A entrevista pode ser conferida na íntegra pelo link abaixo.

Os acadêmicos(as) que desejam agendar atendimento para o NAAP devem entrar em contato, via WhatsApp, no número: (92) 98101-6169