FACULDADE BOAS NOVAS REALIZA A 3ª EDIÇÃO DA SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

A Faculdade Boas Novas realizou, nesta terça e quarta-feira, 10 e 11/10, a terceira edição da Semana Acadêmica Integrada de Administração e Contabilidade, com o tema “Os novos modelos de negócios”, no Auditório Ana Lúcia Câmara.

No primeiro dia, o Coordenador Adjunto de Ciências Contábeis e Coordenador do curso de Administração, Prof. Me. Júlio Vaz, foi o mediador da roda de conversa com o tema “E-commerce: os novos modelos de negócios”.

Neste “oceano azul” de desafios e oportunidades, o Sebrae-AM, conforme a gerente de atendimento e relacionamento, Vanusa Reis Abinader, oferece serviços como Empretec, onde o empreendedor descobre suas “dez características”; consultorias para solucionar problemas que envolvem o empreendedorismo; e acesso facilitado a crédito para o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

O co-fundador da Trocados, Amaike Keric, explica que a empresa tradicional se concentra no lucro imediato, enquanto que uma startup pode não ter capital suficiente, mas traz algo novo para o mercado. Esse é o foco da associação da qual Amaike é presidente.

O representante do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), André Caria, explica que o órgão possui 7.280 cadastrados, dos quais 53% são mulheres. Seus principais investimentos são cursos voltados à inteligência artificial e ações de combate ao exercício ilegal da profissão.

O Conselho Regional de Administração do estado (CRA-AM), na pessoa de seu conselheiro fiscal, Inácio Guedes, conta com 13.400 associados, dos quais 51% também são mulheres. Entre os serviços disponíveis, estão o acesso à carteira de associado e convênios com farmácias, academias, institutos de educação e até funerárias.

De acordo com a professora Fabiana Lucena, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o administrador que atua no comércio exterior vem conquistando espaço no e-commerce ao aplicar conhecimentos de assessoria logística e logística humanitária, especialmente no contexto das recentes mudanças climáticas no Amazonas.

Diante da importância do varejo na captação de novos clientes diante do aumento de novos concorrentes, o gerente e Marketing e Trade do Grupo Bemol, Jossan Carvalho, esclarece que o foco da empresa fundada no Amazonas é a fidelização do cliente, o que beneficia a oferta de produtos farmacêuticos, móveis, eletrônicos, alimentos e até materiais de construção.

A Intlink é outro exemplo de pioneirismo e inovação. Segundo o coordenador de marketing, Simon Queiroz, a operadora na verdade é um conglomerado de quatro empresas, que atua há mais de dez anos no mercado, e cujos idealizadores são naturais de Manaus.

Por fim, de que maneira a cobrança de impostos é aplicada sobre as operações de e-commerce? Simples é a resposta do auditor da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ-AM), Alan Côrrea: “Se o consumidor adquirir um produto oriundo de outro estado e não for contribuinte do ICMS, a cobrança de 20% de impostos será aplicada ao fornecedor”.

Com esse bate-papo, os convidados puderam analisar as tendências, desafios e oportunidades dos novos modelos de negócios. Igualmente, os alunos presentes são capazes de compreender e se adaptar às frequentes mudanças no mundo dos negócios.

Em nosso segundo dia de evento os acadêmicos do curso de administração e contabilidade puderam expor as suas pesquisas referente ao mundo do E-commerce. Essas apresentações, você pode conferir em nosso canal no YouTube: @fbnovasoficial ou acessar o link: https://youtube.com/live/vqrFTPq9pCU?feature=share

A roda de conversa com o tema “E-commerce: os novos modelos de negócios” também está disponível na íntegra: https://youtube.com/live/a30OB56Qa4U?feature=share