FACULDADE BOAS NOVAS, EM PARCERIA COM A UFAM, RECEBE O 4º CONGRESSO DE JORNALISMO DA AMAZÔNIA

Esta semana, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está realizando o 4º Congresso de Jornalismo da Amazônia, com o tema “55 anos de Ensino de Jornalismo na Amazônia”, para fortalecer o ensino e a pesquisa em Comunicação e promover intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e estudantes na Região Norte.

A Faculdade Boas Novas, em parceria com a UFAM, recebeu nesta quinta-feira (25/04) a mesa-redonda com o tema “A Pauta Ambiental e os Desafios da Cobertura Jornalísticas nas Múltiplas Plataformas”, no Auditório Ana Lúcia Câmara.

O debate teve como mediador o Coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Me. Hernan Herrera, e contou com a participação da repórter e apresentadora do Grupo Rede Amazônica, Ruthiene Bindá, a Diretora-Geral da Rede Cenarium, Paula Litaiff, e a Coordenadora de Redação da agência, Adrisa de Góes. Na ocasião, as palestrantes relataram os bastidores da cobertura jornalística especializada em meio ambiente, situando assim os ouvintes a compreender os desafios da profissão diante da complexidade da Amazônia.

Paula Litaiff defende o compromisso da Agência e Revista Cenarium de desvendar o dia-a-dia dos povos da Amazônia a partir do próprio protagonismo, descontruindo assim a narrativa predominante do eixo Rio-São Paulo. Inspirada no exemplo de pioneirismo da então TV Amazonas, a equipe da Cenarium utiliza os meios impresso e digital para transmitir sua linha editorial inovadora, completando assim o aparato multiplataforma da cobertura jornalística na Amazônia.

Adrisa, por sua vez, reconhece a importância do convívio com jornalistas recém-formados, descreve sua trajetória profissional na Cenarium e assume ter maior domínio na escrita. Como exemplo, a jornalista menciona a cobertura da exploração de gás da Eneva no munícipio de Silves e destaca a abordagem humanitária, fundamentada no coletivo indígena, durante o processo de apuração das informações.

Por fim, Ruthiene Bindá defende seu recente trabalho pela Rede Amazônica, o documentário “Kinja: gente de verdade”, produzido em parceria com o jornalista Luciano Abreu, correspondente no estado de Roraima. Os protagonistas da cobertura são o povo Waimiri-Atroari, tendo como pano de fundo impactos socioambientais como, por exemplo, a construção da Hidrelétrica de Balbina.

A parceria entre a Faculdade Boas Novas e a UFAM, durante o 4º Congresso de Jornalismo da Amazônia, representa o compromisso de ambas em promover o diálogo e a inovação no Jornalismo regional, fomentando a disseminação de ideias, experiências e perspectivas sobre a Amazônia.